TRABALHO
Um medidor de vazão é um dispositivo que se enquadra nos geradores de diferencial. Eles permitem determinar o volume de um fluido que passa através de uma área determinada econhecida. Estudaremos nesse experimento os mais conhecidos medidores de vazão: Tubo de Venturi e Placa de Orifício. Um medidor como este tem como vantagem a possibilidade de se trabalhar com diversos fluidos a diversas velocidades e pressões. Calculamos com esses medidores a vazão de algo a determinada potência. Determinamos, então, a quantidade de fluido que escorreu em determinada unidade de tempo.
Placa de Orifício
Simples fabricação e instalação e portanto o mais barato.
Placa transversal ao escoamento, comum para determinar o escoamento através de um tubo e medir a pressão de algum obstáculo no tubo. A variação transversal do escoamento leva ao aumento da velocidade e a queda da pressão, resultando a uma perda de carga e menor precisão na medição da pressão.
Tudo de Venturi
Equipamento mais preciso e de maior custo.
Os tubos de Venturi têm a vantagem de apresentar baixas perdas de carga. A perda de carga é menor porque não ocorre a separação de uma camada de fluido turbulenta, como ocorre na placa de orifício.
O medidor de Venturi é um tubo com uma entrada cônica curta e uma garganta reta comprida.
Quando o líquido passa através da garganta, sua velocidade aumenta causando uma queda de pressão
O tubo de Venturi pode ser usado com a maioria dos líquidos, inclusive aqueles com alto conteúdo de sólidos. Se usam para grandes vazões. Usando tomadas de pressão na entrada e na saída do medidor e conhecendo as áreas das seções transversais, aplica-se a equação da conservação da massa e a equação de Bernoulli para obter-se uma equação para a vazão
Manômetros de Coluna
São aparelhos básicos destinados a medir pressão ou vácuo e servem também como padrões para calibração de outros aparelhos.
De construção simples, consequentemente apresentam baixo custo, além de