Aelerômetro

302 palavras 2 páginas
O acelerômetro é um dispositivo usado para medir a aceleração própria. A aceleração própria difere da aceleração (no sentido convencional de taxa de mudança de velocidade) pois está atrelada a sensação de peso medida em um dado referencial. Um acelerômetro é incapaz de medir a aceleração de um objeto em queda livre, por exemplo. A sensação de peso em um acelerômetro em queda livre no sol ou na lua é nula embora a aceleração seja bastante diferente nesses casos.

Acelerômetros são dispositivos que podem funcionar a partir de diversos efeitos físicos e tem, portanto, uma ampla faixa de valores de aceleração que são capazes de medir, logo tem uma gama de aplicações bastante elevada. Esses dispositivos são usados principalmente em sistemas de posicionamento, sensores de inclinação, bem como sensores de vibração. Uma aplicação bastante conhecida de acelerômetros são as telas de aparelhos celulares que se ajustam de acordo com o ângulo que fazem em relação à aceleração da gravidade.

Partindo da segunda lei de Newton, é possível construirmos vários tipos de acelerômetros. Podemos visualizar o seu princípio de funcionamento se imaginarmos um copo com água até a metade. Se colocarmos o copo sobre uma superfície plana e empurrarmos para frente, desta forma o acelerando, notamos que a água se move em relação ao copo. Quanto mais forte for a aceleração, mais água se desloca em relação ao copo. Outro exemplo, rudimentar é um lustre pendurado em um trem, enquanto o trem acelera, freia ou faz uma curva é possível notar um ângulo entre a linha que segura o lustre e a vertical.

Modelos muito mais sofisticados são produzidos atualmente. Sua aplicação em larga escala na indústria automotiva promoveu a redução do preço e popularização da tecnologia, que pode ser encontrada até em relógios de pulso, alguns aparelhos de telefonia móvel e

Relacionados

  • Sr. eng.
    36839 palavras | 148 páginas