trabalho
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA
Texto elaborado sobre a matéria que aprendida durante o primeiro semestre.
SÃO PAULO
2013
INFORMAÇÕES:
Instituição: Universidade São Judas Tadeu
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Nome: Luana de Carvalho
RA: 201106694
Ano: 3AARM
Disciplina: AUTH 301 – (Teoria e História da Arquitetura)
Professora: Ana Paula
Tema: Principais conteúdos aprendidos durante o semestre
Texto Montado e Criado para Estudo
Renascimento:
Pode-se dividir a história da arquitetura em três principais períodos, são eles:
Antiguidade, que durou até cerca do século V, Idade Média, que durou até cerca do século XIV e Renascimento que surge a partir do século XV.
Durante o semestre pudemos compreender as passagens entre estes períodos. Principalmente entre a Idade Média e o Renascimento.
Até o final da Idade Média a Igreja dominava a produção do conhecimento, e
Deus era o centro do universo. Com o desenvolvimento econômico, social e político, surgiu um grupo de intelectuais interessados em combater a ordem e a hierarquia do mundo medieval, influenciando não só a vida social da época, mas também a arte.
Buscando compreender os fatores políticos – religiosos que influenciaram a arte renascentista manifestada por Michelangelo, bem como a contribuição para a formação cultural da sociedade, é através da avaliação da origem passada para os dias de hoje, e de análise bibliográfica, que apresentamos o período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, apontando a nova concepção de vida que surgiu com a Renascença.
A transição do convencionalismo católico para a ideologia humanista, onde o homem era visto com ser dotado de liberdade e capacidade individual gerou um conflito político cultural transmitindo à humanidade outro tipo de conhecimento, além de uma nova estrutura social.
Denominados humanistas, eles questionavam a hierarquia do mundo Medieval estabelecida até então, onde a Igreja era um