Trabalho
Introdução
Acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou à aqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade.
Nos tópicos abaixo, abordaremos os assuntos mais relevantes para usuários de cadeira de rodas e usuários de órteses para deambulação.
SÍMBOLO INTERNACIONAL DE ACESSO
É utilizado para indicar locais que possuam acessibilidade(banheiros, rampas, elevadores, outros), identificar vagas de estacionamento para deficientes, veículo dirigido ou que transporta deficientes, particular ou público, outros.
Circulação
Corredores e deslocamento em linha reta
VISTA SUPERIOR
Para circulação de uma pessoa e uma pessoa em cadeira de rodas, a largura mínima deverá ser de 1,20 m.
Para circulação de duas pessoas em cadeiras de rodas, a largura mínima deverá ser de 1,50 m.
Capachos e Forrações
VISTA LATERAL
Os capachos devem ser embutidos e nivelados, de maneira que não excedam 1,5 cm da altura do piso.
Rampas
VISTA SUPERIOR
Os comprimentos de segmentos de rampas, variam de acordo com a distância e níveis(alturas, andares, etc.) a serem atingidos. No início e final de cada segmento, devem existir patamares, com no mínimo 1,20 m no sentido do movimento. Tais locais, podem ser utilizados como áreas para descanso.
A largura mínima das rampas (L) deverá ser de 1,20 m; o recomendável é 1,50 m.
VISTA LATERAL
Os desníveis entre patamares (d), variam de acordo com a altura e locais a serem atingidos.
Os graus recomendáveis de inclinações das rampas, podem