trabalho
MASSETTO, 2010).
Atualmente, a hidroginástica apresenta dois grandes tipos de aula:
• Hidroginástica Shallow-water (hidro no raso): esse tipo de aula caracteriza-se pelo aluno estar em contato com o fundo da piscina, podendo apresentar diferentes níveis de imersão. É o tipo de aula mais tradicional e usual da hidroginástica. • Hidroginástica Deep-water (hidro em água profunda): esse tipo de aula caracteriza-se pelo aluno estar em suspensão, ou seja, não entrar em contato com o fundo da piscina, classificando-se por uma aula com ausência total de impacto. Para esse tipo de aula, recomenda-se o uso de equipamentos de sustentação, não sendo indicada para alunos que não tenham domínio do meio aquático.
Corrêa e Massetto (2010) indicam que há diversos tipos de posicionamentos que o praticante pode adotar ao realizar uma aula de hidroginástica, haja vista a diversidade de exercícios e atividades atualmente desenvolvidas; contudo, há três posições básicas que configuram as aulas de hidroginástica. São elas:
• Posição de rebote: em pé, com os pés apoiados no fundo da piscina; são realizados saltos verticais repetidos (rebotes).
• Posição neutra: membros inferiores semiflexionados, permanecendo com os ombros na superfície da água. Os
101
Claretiano - Centro Universitário
© U2 - Propriedades Físicas da Água/Aspectos Fundamentais das Atividades Aquáticas pés estão em contato com o fundo da piscina, mas não há pressão sobre eles. Na realidade, o fundo da piscina serve mais como ponto de