Trabalho
Com a emergência de gigantes como china e índia, e em m planeta com quase 6,7 bilhões de pessoas e aumentando, era quase inevitável que tudo que gera energia para movimentar a massa humana, iria aumentar de valor consideravelmente. É nesse mundo que o agronegócio brasileiro, ganha uma enorme relevância. Após muitos anos de pesquisas tecnológicas e pesados investimentos no setor, o Brasil desponta como um grande produtor de energia e alimento. Em 2008 o país colheu a maior safra de grãos da historia, num total de 142 milhões de toneladas, volume esse quase 8% superior ao atingido no ano anterior.
Com a incorporação de mecanismos mais modernos aliados a uma excelente gestão o país assumiu a liderança mundial na produção de carne de frango, alem de passar a produzir o etanol mais competitivo e economicamente viável do planeta. O que o mundo precisa desesperadamente em matéria de energia e alimentos. O Brasil tem hoje para entregar. Cabe aos empresários brasileiros do agronegócio buscarem novas alternativas para conciliar altos volumes de produção e custos competitivos com os novos conceitos de sustentabilidade que estão moldando os mercados mundiais.
Os maiores desafios de agronegócio brasileiro:
O agronegócio brasileiro vem evoluindo de maneira espetacular, e possuindo a maior fronteira agrícola do mundo, o país é visto como um dos países que mais poderão se beneficiar com o aumento da demanda internacional por alimentos e energia. No entanto ainda existem certos entraves que poderão impedir o desenvolvimento do agronegócio brasileiro nos próximos anos. Os pontos mais relevantes são: a infra-estrutura deficiente e a elevada carga tributaria. Para acabar com os problemas da infra-estrutura, o governo federal lançou na inicio de 2007 o PAC, aonde são previstos investimentos de 504 bilhões de reais ate 2010.
Previsão de crescimento do PIB do agronegócio nos próximos anos (em%). Segundo empresários do setor. Os principais entraves