Resumo - Filme Vale do Silício
Piratas do Vale do Silício
A história do filme se passa nos 70 e tem como enredo o desenvolvimento da empresa APLLE e MICROSOFT através das personalidades de Steve Jobs, Steve Wozniak e Bill Gates.
Ainda não existiam computadores pessoais quando Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a desenvolver protótipos de circuitos que poderiam ser microcomputadores. Eles deram o nome ao primeiro protótipo de Apple. Com muito trabalho, lançaram o Apple II em uma feira de informática.
No primeiro momento, as grandes empresas como IBM e Xerox não acreditaram na popularização dos computadores pessoais e não se interessaram pelo investimento, mas logo perceberam o que estavam perdendo. A partir daí, inicia-se uma corrida para produzir um microcomputador com interface gráfica e sistema operacional. A IBM decidiu entrar no setor e sua intenção era fabricar um microcomputador que superasse o Apple II da Apple. Após alguns anos, a Apple cria o Macintosh e o Lisa, dois projetos com interface gráfica e ícones que são selecionados através do mouse. Contudo, com muita malícia uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores, ele fecha um contrato para fornecer programas para o Macintosh. Quando Jobs percebe, Bill já roubou sua tecnologia e criou o Windows, com um sistema muito semelhante ao Macintosh.
O filme chama a atenção pela incessante busca do conhecimento, pesquisa, produção e inovação tecnológica através de muita dedicação, trabalho em equipe, interesses comerciais e competitividade. Hoje usufruímos de uma era tecnológica que teve seu berço nos estudos, descobertas e produções da Aplle, Xerox, IBM e Microsoft.