trabalho
Introdução à Disciplina
I – INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE FISCAL
O Brasil tem hoje uma das mais altas cargas tributárias do mundo, em relação ao Produto
Interno Bruto (PIB), nos dois últimos anos representou mais de 35%.
Um dos mais representativos componentes do custo Brasil é o sistema de tributação nacional, bastante complexo e caro para as empresas.
Estima-se a existência de aproximadamente 60 tributos vigentes, com diversas leis, regulamentos e normas.
Além da elevada carga tributária, há que se considerar também os gastos administrativos com o gerenciamento e o controle das atividades tributárias. O Brasil cria em torno de 40 normas por dia, as empresas gastam 7,6% do tempo administrativo, apenas com pessoal para acompanhar as mudanças na legislação e cumprir a burocracia fiscal de mais de 60 tributos.
A questão dos tributos vai além do reflexo nos custos das empresas, é um fator limitador ao desenvolvimento e um entrave para novos investimentos, principalmente oriundos do exterior.
Os empresários e executivos devem estar cientes da importância do gerenciamento do custo e das obrigações tributárias, para tanto é necessário o estudo das diversas alternativas legais com o objetivo de reduzir a carga fiscal.
A vida das pessoas físicas também são afetadas, pois na condição de consumidores finais, suportam toda a carga tributária pelo pagamento de tributos embutidos nos bens e mercadorias adquiridos. Apresentamos a seguir, de forma simplificada, as incidências tributárias sobre o resultado da empresa, partindo da demonstração do resultado do exercício.
RESULTADOS
Receita venda produtos
Receita prestação de serviços
Despesas financeiras
Salários e honorários
Outras despesas
Despesas tributárias
Lucro
- ICMS, IPI, PIS, COFINS
- ISS, PIS, COFINS
- IOF
- INSS, FGTS
- IPVA
- Taxa de localização
- Taxa funcionamento
- Contribuição sindical
- IPTU
- ITR
- CSL, IRPJ
1.1 – CONCEITO
É o ramo da