Sociologia: Etnocentrismo e Ideologia
Trabalho referente à 1ª Etapa de Sociologia. Valor: 20 Pontos
Professor: Gleidson
Por: Karla Cristina Cortez Morales
Série: 3° A Florestas
Em nosso cotidiano, nos relacionamos com outras pessoas, exprimimos ações, palavras e sentimentos, uma série de elementos ideológicos. Como vivemos em uma sociedade capitalista, a lógica que a estrutura, a da mercadoria, permeia todas as nossas relações, sejam elas econômicas, políticas, sociais ou sentimentais. Podemos afirmar que há um modo capitalista de viver, de sentir e de pensar; Portanto: Qual sua visão etnocêntrica do mundo capitalista atual?
A sociedade brasileira possui uma ideologia formada?
Qual é o papel social da família num olhar ideológico na sociedade brasileira?
No mundo atual, o qual vivemos intensamente o capitalismo, onde a sociedade é regida pelo sistema monetário, vive-se uma grande discriminação de grande parte da população por não terem condições financeiras as quais dariam a possibilidade de gastar com coisas fúteis. O mundo é governado e manipulado por pessoas com grandes poderes de aquisição, pessoas consideradas importantes para a sociedade. A sociedade, que hoje, é a maior parte de população do mundo, que só ganha para sobreviver e comprar o que precisa é tratada como lixo, como pessoas sem importância para o mercado, porque seu poder de compra é pequeno e não faz a diferença que o poder de compra de um milionário faz.
A sociedade brasileira tem aquela ideia de sempre acreditar que tudo irá melhorar, mesmo vendo que as coisas estão indo de mal a pior. Os brasileiros acreditam que eles têm o poder de fazer o que bem entendem só que na maioria das vezes somos proibidos de fazer aquilo que queremos fazer, um exemplo disso são os protestos que vem acontecendo, tentamos expor nossa revolta, mas somos censurados, somos proibidos de expor nossas ideias, proibidos de falar o que vemos que está