Sociologia
Componente Curricular: Sociologia
Professora: Ana Paola
Turma: 4.101.1V
AS MULHERES E O ETNOCENTRISMO
Natal – RN
Dezembro – 2012
Andreia Maria dos Santos Moura
Fernanda Gomes de Amorim
Ingrid Tainá Sena de Oliveira
Julianne Silva de Oliveira
Maiara de Lemos Câmara
AS MULHERES E O ETNOCENTRISMO
Trabalho apresentado ao curso de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sob orientação da professora Anna Paola.
Natal – RN
Dezembro - 2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o etnocentrismo, bem como as ideologias e suas origens e suas perspectivas, relacionando tais temas com as mulheres, nas sociedades ocidentais e com foco no Brasil. O conceito de etnocentrismo será trabalhado dando ênfase no contexto social no qual as mulheres foram e estão inseridas atualmente, mostrando a diferença de pensamento de séculos passados para os dias atuais. Serão utilizados exemplos com base na história e sociologia sobre este assunto desde os tempos mais remotos, trazendo-o então para a atualidade. Usaremos de fatos, teorias e opiniões pessoais, para assim demonstrarmos o foco do trabalho: a retratação da mulher pela visão etnocentrista, de aceitação das diversidades em uma sociedade ou em sociedades diferentes. Mostrando a importância de se evitar a intolerância e preconceito, que se manifesta na nossa sociedade de diversas formas.
AS MULHERES E O ETNOCENTRISMO
Segundo o livro: O que é Etnocentrismo de Everardo Rocha, “etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência”.
O etnocentrismo com relação à mulher na sociedade Ocidental, é visto desde os tempos mais remotos. Exemplo disso são os diversos papéis da mulher nas sociedades antigas, como Grécia, Egito e Esparta.