Relatório filme Getúlio
Darwinismo organicismo social
Objetivo das Teses: Eles defendiam a tese de que existiam raças superiores e inferiores, a qual foi amplamente utilizada pelos governos europeus para justificar seus domínios na Ásia e na África no período do imperialismo (século XIX e parte do século XX).
Criando as condições para o aumento do preconceito contra os povos desses continentes, vistos como inferiores. Essa teoria sobre a superioridade de alguns grupos sociais também foi utilizada nos Estados Unidos.
Sendo convertida em um pensamento que reforçava os ideais da classe burguesa da época.
Vindo a justificar, ao final das contas, a lei do mais forte e a superioridade da elite. (FOSTER, 2005, p. 261).
Origem do Darwinismo
Na teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade de espécies de seres vivos através do processo evolução.
Motivou o surgimento de correntes nas ciências sociais baseadas na tese da sobrevivência do mais adaptado, da importância de um controle sobre a demografia humana.
Origem do Darwinismo
Existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e que as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas.
Alguns padrões determinados como indícios de superioridade em um ser humano seriam o maior poder aquisitivo e a habilidade nas ciências humanas e exatas em detrimento das outras ciências, como a arte, por exemplo, e a raça da qual ela faz parte.
Organicismo social
A sociedade era um organismo no qual a ordem não se realiza apenas automaticamente; é possível estabelecer uma ordem planejada, baseada no conhecimento das leis sociais e de sua aplicação racional a problemas.
Principais Representantes :
Auguste Comte, na França, Herbert Spencer, no Reino Unido, e Lester Frank Ward, nos Estados Unidos.
No Brasil
No século XIX, em nosso país,