Tecnologias na radiologia
DANILO HORTENCIO VERAS SILVA
“RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA NO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS (HGV), SETOR DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, D.R. E C.R.”
TERESINA/ 2012
O presente relatório está relacionado à visita técnica realizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no setor de Tomografia Computadorizada, C.R e D.R com o objetivo de descrever tais setores e relatar os seus componentes principais demonstrados ao decorrer desta visita.
1- TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA A sala de tomografia do HGV obedece a estrutura padrão de qualquer serviço de saúde, são duas salas interligadas, onde há visualização disponível de ambos os lados através de um vidro plumbífero entre elas. Em uma das salas localiza-se o comando do aparelho de tomografia, a Workstation e uma Dry (impressora radiográfica). A outra sala abriga o Aparelho de Tomografia em si e um gerador de energia. Tais itens existentes nas salas que compõem a Tomografia do HGV serão detalhados a seguir: Sala de Comando: Comando do aparelho: É basicamente um computador especifico para realização de exames tomográficos, onde se programa todos os parâmetros necessários para se obter um exame de qualidade. Workstation: Outro computador equipado com softwares reservado para o processo de manipulação da imagem antes de ser impressa (fotografada). Dry: Impressora especial para a impressão das imagens previamente manipuladas em filmes radiográficos.
Fig.1 – Sala de comando TC SHIMADZU. Sala de Exame: Aparelho de Tomografia: Aparelho de Tomografia Computadorizada SHIMADZU, modelo SCT – 6800 TXL, Helicoidal. Gantry composto por um sistema de detectores e tubo de Raios-x especial, botões para movimentação da mesa e luzes de posicionamento (linha vertical, linha horizontal e linha lateral).
Mesa automatizada de fácil manipulação para movimentação e posicionamento do paciente. Gerador de