Indicadores de desempenho de transportes
1. Estratégia X Indicadores de Desempenho
As estratégias servem como guia para as empresas desenvolverem e utilizarem recursos chaves, para se atingir os objetivos desejados em um ambiente dinâmico e competitivo. No entanto, os impactos que as estratégias tem nas operações são dependentes de como elas são transmitidas para a organização e da sistemática de avaliação delas.O desenvolvimento de um comportamento operacional compatível com a estratégia definida é fortemente influenciado pelo acompanhamento de indicadores que monitoram as atividades que agregam valor ao negócio. Ou seja, os indicadores de desempenho são um meio para se analisar o cumprimento dos objetivos previamente traçados pelo planejamento estratégico.
2. Indicadores de Desempenho de Transportes
Os indicadores tornaram-se tão populares para controlar a qualidade da manufatura que passaram a serem usados em outras áreas para outras finalidades. Em Transporte, eles avaliam e auxiliam o controle da performance.
2.1. Classificação dos Indicadores de Desempenho de Transportes
A busca por eficiência tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final. No entanto, atualmente para se atingir esse objetivo não basta apenas ter o aprimoramento das atividades internas da empresa. É fundamental também que exista um alto nível de integração entre os parceiros de uma mesma cadeia.
As empresas cada vez mais estão conscientizando-se de que não é possível atender às exigências de serviço dos clientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa sem trabalhar de forma coordenada com outros participantes da cadeia de suprimentos.
Assim, os indicadores de desempenho de transportes podem monitorar a qualidade das atividades internas da empresa ou a de seus parceiros (fornecedores).
Quanto ao âmbito, podem ser:
Interno Monitoram o desempenho dos processos internos da empresa
Externo Monitoram o desempenho