Curso Superior De Tecnologia Em Radiologia Ci Ncias Exatas III
Ciências Exatas III – (Física Radiológica, Física Atômica e Nuclear) - Eliana Rodrigues Leite – 2014/2
HISTÓRIA DA CIÊNCIA - Da Energia a Energia -Antiguidade: Um mundo visto através dos mitos
Os povos da Antiguidade acreditavam que tudo no mundo era sagrado e interpretavam a realidade através dos mitos. Os fenômenos naturais - chuvas, ventos, nascimento, morte, dia, noite, etc. - eram compreendidos como acontecimentos determinados pelos deuses.
Os primeiros filósofos apareceram no século VI a.C., nas colônias da Magna Grécia e Jônia. Nessa época a filosofia se ocupava de assuntos puramente teóricos. A economia era baseada no trabalho escravo e as atividades práticas consideradas pouco nobres.
A preocupação principal desses pensadores era explicar o universo. O tema principal da filosofia era encontrar o princípio de todas as coisas. As respostas a estas questões eram as mais variadas. Para Tales de Mileto era a água; para Anaxímenes, o ar; Demócrito afirmava ser o átomo; e Empédocles, que eram os quatro elementos - terra, ar, fogo e água. Pitágoras, (filósofo da Jônia) considerava que o número era o princípio de todas as coisas. A harmonia da natureza seria feita à imagem de harmonia dos números.
Desse pensamento surgiu a Matemática e deve-se a Pitágoras a construção da tabela de multiplicação (tabuada), do sistema decimal, e o famoso teorema do quadrado da hipotenusa (que leva seu nome).
Outro matemático importante da antiguidade foi Euclides de Alexandria, considerado o fundador da Geometria, graças aos importantes estudos que fez sobre o ponto, a reta e o plano.
Tales de Mileto também foi um matemático e astrônomo muito conceituado em sua época. Segundo ele, a água estava na constituição básica de todas as coisas. Nosso planeta seria um disco boiando na água.
No século V a.C. a cidade de Atenas havia se transformado num grande centro cultural tanto nessa cidade como em outras colônias gregas