trabalho
ASSUNTO: CONCEITO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO
Conceitua-se o desenvolvimento econômico como um processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade e dos salários.
A tendência natural dos países capitalistas é obter seu crescimento econômico. Esse desenvolvimento ou crescimento econômico como é conhecido é analisado como sendo um fenômeno econômico resultado da revolução capitalista, e consequentemente da revolução comercial e da industrial, e no meio delas, a revolução nacional.
Tendo em vista que se trata de um processo histórico, a teoria econômica prevê que os países para alcançar o seu crescimento deverão ter um plano nacional de desenvolvimento. Entende-se assim, que uma vez iniciado o desenvolvimento econômico o natural é que ele seja auto-sustentado, na medida em que no sistema capitalista onde este se desenvolve, os mecanismos de mercados envolvem incentivos que produzem uma crescente elevação de estoque de capitais e de conhecimentos técnicos.
O crescimento dos países varia bastante, pois dependem das estratégias utilizadas pelos mesmos, logo a taxa de desenvolvimento é diferenciada entre eles.
Numa sociedade capitalista a tendência é sempre a acumulação de capitais somada ao progresso técnico e em uma economia dinâmica e competitiva, como é asociedade capitalista, isto é condição para a sobrevivência das empresas.
É interessante perceber que no sistema capitalista as relações são coordenadas pelos mercados nos quais as empresas e nações competem a nível mundial, logo o desenvolvimento econômico deve ser entendido como o sucesso na competição existente entre eles.
Um fato importante a destacar é a importância da globalização no processo de crescimento e desenvolvimento econômico, que se deu com a abertura de todos os mercados na qual a concorrência se tornou mais expressiva.
Na verdade, o desenvolvimento econômico se tornou o