Trabalho
O abacaxi [Ananas comosus (L) Merril] é uma autêntica fruta das regiões tropicais e subtropicais, consumido em todo o mundo, tanto ao natural quanto na forma de produtos industrializados. As excelentes características qualitativas dessa fruta refletem na sua importância socioeconômica.
A produção mundial de abacaxi, em 2006, foi de aproximadamente 18,2 milhões de toneladas. Cerca de 60% dessa produção concentrou-se nos seis principais países produtores, que são: Tailândia (15%), Brasil (14%), Filipinas (10%), China (8%), Índia (7%) e Costa Rica (7%).
No Brasil, berço da cultura e um dos maiores produtores mundiais, a cultura é economicamente explorada na maioria dos Estados, dando uma importante contribuição à geração de renda e emprego e, portanto, à fixação do homem no campo. A participação do Brasil no mercado externo de abacaxi é pequena, apesar de ser um fruto típico das regiões tropicais e subtropicais, e de o País sustentar a segunda maior produção mundial.
Atualmente o mercado exige produtos com alta qualidade, que se define com uma série de características que interferem no grau de excelência ou superioridade dos produtos. Uma grande mudança nos padrões de consumo de alimentos vem ocorrendo nas últimas décadas. Tem-se observado que os consumidores estão mais preocupados com a qualidade, quanto à escolha de seus alimentos.
Como a qualidade é um instrumento fundamental para se obter vantagens no mercado, pois é ela que influencia o comportamento do consumidor, é necessário ter informações acerca do produto, de modo que este possa satisfazer as necessidades do consumidor.
O Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, respondendo por 13,4% dototal anual no período de 2001 a 2006 (FAO, 2007). A produção nacional alcançou,em 2006, 1.707.088 milheiros de abacaxis (IBGE, 2007). O rendimento médioalcançou a marca de 25.538 frutos/ha; e a área colhida, 66.845 ha. O Estado doPará é o maior