Funçoes inorganicas
1. Introdução
Nós temos contato com muitas substâncias químicas a todo o momento. Assim como os elementos químicos foram classificados em grupos que apresentavam características ou propriedades semelhantes, as substâncias também foram divididas em grupos para facilitar o estudo e compreensão suas propriedades. A primeira grande divisão é feita em Química Orgânica e Química Inorgânica. Dentro da Química Inorgânica, estudamos as substâncias que não são compostas, basicamente, por cadeias de carbono.
[pic]
À medida que formos estudando as Funções Inorgânicas, alguns conceitos serão retomados, como polaridade, solubilidade, tipos de misturas, ligações intermoleculares, etc.
1. Soluções
Lembrando: “misturas homogêneas são chamadas de soluções”. As soluções podem ser líquidas (sal em água), podem ser sólidas (ligas metálicas) ou gasosas (ar). A expressão solução aquosa, ou seja, solução na qual a água é o solvente, será amplamente utilizada, de agora em diante. Por que a água é um solvente tão importante? - Devido a sua alta polaridade molecular, é um excelente solvente para a grande maioria dos ácidos, bases e sais.
2. Entendendo a Dissolução
Dois fenômenos são fundamentais para o estudo da dissolução das substâncias em meio aquoso: dissociação e ionização. Qual a diferença na dissolução do NaCλ (sal de cozinha) e na dissolução do HCλ (ácido clorídrico)? - No sal de cozinha a união entre os átomos é feita por ligações iônicas, assim, a separação ocorre entre os íons e é chamada dissociação iônica.
NaCλ(s) + H2O(l)[pic]Na+(aq) + Cλ-(aq) + H2O(l)
Obs.: as letras entre parêntese indicam o estado sólido, líquido ou gasoso. E o aq significa que está em meio aquoso. A formação destes íons livres explica, por exemplo, a condutividade elétrica desta solução.
[pic]
Já os átomos que formam o HCλ não são unidos por ligações iônicas, e sim por ligações