trabalho
Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.
Luís de Camões. In João A. das Neves e Douglas Tufano (org.). Luís de Camões: lírica, épica, teatro, cartas. São Paulo, Moderna, 1991.
Camões se refere a ícones históricos como Alexandre Magno e seres mitológicos como Marte o deus da guerra e Netuno deus dos mares. O trecho cita as navegações, que para a época era um avanço já que os portugueses provaram pela própria experiência que era possível navegar pelo Atlântico e que nele não existiam monstros. Camões cita as musas, que eram deusas gregas que protegiam as artes e esse é um exemplo de uma marcante característica do Classicismo pois os renascentistas usavam muito da mitologia pagã para expressar sentimentos e buscar inspiração.
Trecho de Caramuru comentado
Vi, não sei s?era impulso imaginário,
Um globo de diamante claro e imenso;
E nos seus fundos figurar-se vário
Um país opulento, rico e extenso:
E aplicando o cuidado necessário,
Em nada do meu próprio a diferença;
Era o áureo Brasil tão vasto e fundo,
Que parecia no diamante um mundo.
(Durão, 2003, p. 182).
Nesse trecho o autor exalta a natureza, chegando a questionar-se se aquela visão é realmente real. A escrita apresenta um colorido paradisíaco enfatizando o espírito observador do autor. Caramuru tem características que remontam a epopéia classica, já que nele prevalece o maravilhoso, a pomposidade.
Comentário geral
Tanto em Os Lusíadas como em Caramuru a figura do herói é bem forte. O povo português é o grande herói em os Lusíadas e Vasco da Gama é quem representa todo esse povo. Em Caramuru o herói também está em evidência e é retratado pelo Diogo Álvares Correia, náufrago