Trabalho
1) A que distância devem ser colocadas duas cargas positivas e iguais a 1C, no vácuo, para que a força elétrica de repulsão, entre elas, tenha intensidade de 0,1 N ? Dado: kv = 9.109 Nm2/C2 .
2) As 4 cargas ± Q da figura formam um quadrado de lado L, e a carga +q = +Q/2 está exatamente no centro desse quadrado. Sabendo que o módulo da força eletrostática entre as duas cargas +Q é
F = 4,0 N no quadrado, calcule:
a) o módulo da força entre uma das cargas +Q e a carga +q;
b) o módulo da força entre uma das cargas -Q e a carga +q;
c) o módulo, a direção e o sentido da resultante das 4 forças eletrostáticas agindo sobre a carga
+q.
3) As cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2, posicionadas em pontos fixos conforme o esquema abaixo, mantêm, em equilíbrio, a carga elétrica puntiforme q alinhada com as duas primeiras. De acordo com as indicações do esquema, calcule o módulo da razão Q1 / Q2 .
4) As cargas Q1 = 9C e Q3 = 25C estão fixas nos pontos A e B. Sabe-se que a carga Q2 = 2C está em equilíbrio sob a ação de forças elétricas somente na posição indicada. Nestas condições:
5) Calcule a resultante de forças na carga A da figura abaixo. O triângulo é eqüilátero e o meio é o vácuo. Dados: d = 30 cm.
QA = QB = +2C
QC = - 2C kv = 9.109 Nm2/C2 .
6) Determine a resultante de forças que atua na carga A da figura abaixo.
Dados: QA = QB = 2 C
QC = 1 C
Ko = 9.109 Nm2/C2
7) Duas cargas elétricas idênticas são colocadas a uma distância de 60 cm. A intensidade da força de repulsão que aparece entre elas é de 10 N. Dado K = 9 x 10 9 N.m2/C2, a carga elétrica de cada uma delas é:
8) Duas cargas elétricas positivas, cujos módulos são 4,3 C e 2,0 C, estão separadas por 30 cm.
Qual o fator de aumento da força entre as cargas, se elas forem colocadas a 5,0 cm de distância entre si?
9) A figura representa duas placas metálicas paralelas de largura