TRabalho
Curso de Extensão - Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Tutor (a): Sandro Antonio Borges
Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski Cursistas: Cleide Arent Warling Darlan Alves Janaina da Silveira Silvano Janete Neinas Tallyta José Custódia
Módulo 2 – Atividade Colaborativa de Aprendizagem - Parte 2
Em nossa escola conhecemos alguns problemas que envolvem o uso de drogas, porém nunca foi feito nenhuma avaliação para quantificar os dados relativos a consumo. Num primeiro momento não é possível fazermos uma estimativa da prevalência desse consumo.
No âmbito da comunidade escolar as drogas envolvidas que temos conhecimento são bebidas alcoólicas, tabaco, maconha e medicamentos. Será necessário tomarmos algumas ações inicialmente para identificarmos toda a comunidade escolar por meio de pesquisas. As pessoas da Unidade Escolar em geral ainda não encaram a questão, com esse projeto visamos intitular esse assunto e realmente trabalhar na escola essas questões. O trabalho que vem sendo feito é de apenas inserir o assunto “Drogas” como um tema transversal trabalhado dentro de algumas disciplinas.
Os fatores de risco são condições que podem causar prejuízo à saúde, ao bem-estar e ao desempenho social.
Os fatores de proteção são aqueles que favorecem o crescimento pessoal, amparam e fortalecem o sujeito em desenvolvimento.
Destacamos esses aspectos que evidenciamos na escola que atuamos:
Fatores de proteção: pontos fortes da minha escola
Fatores de risco: pontos frágeis da minha escola
1. Respeito professor x aluno
1. Ausência dos pais na escola.
2. Forte vínculo afetivo professor x aluno
2. Falta de cumprimento de pressupostos legais, por exemplo, o que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
3. Presença de afetividade no ambiente escolar
3.Problemas escolares