trabalho
A influência dos avanços tecnológicos sobre a sociedade.
Delimitação do Tema:
A coleta de dados será realizada em nossa escola com os alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, faixa etária: 6 aosdentes das classes mais pobres, os deixam com poucas, ou às vezes sem nenhuma opção para um emprego seguro (formal).
Muito se discute a respeito da tecnologia e seu caráter benéfico ou ameaçador. Nesse âmbito, entre os seus observadores são expressas opiniões bastante divergentes na medida em que, em algumas leituras, esse fenômeno é entendido de forma maniqueísta ou polarizado. Dessa forma, acabam por se constituir, dois grupos em pólos distintos, contra e a favor (tecnófobos e tecnofílicos), ressalta André Sendra de Assis (psicólogo). André também menciona que existem as pessoas que enxergam a tecnologia como perdição e as que lhe atribuem o poder da salvação.
Há alguns anos atrás, jogos de improviso de pega-pega, esconde-esconde, bolinhas de gude, amarelinha, jogo de taco, telefone sem fio, entre outros, tem servido como mandato de honra da infância: aprender através de brincadeiras. Brincando, as crianças ficam em contato físico uma com as outras, ganham confiança em sua capacidade, praticam o uso da imaginação e convivem com os outros; a brincadeira oferece formas socialmente aceitáveis de competir, gastar energia, etc.
Hoje, entretanto, vêem-se novos padrões sociais, à medida que a tecnologia muda os instrumentos e hábitos de laser mudam junto com ela. Os jogos de computador exigem poucas habilidades sociais. Jogos, relações com outras pessoas via computador, exposição, opiniões diferentes, contradições, esses e outros fatores levam às crianças a adquirir novos comportamentos e pensamentos, como por exemplo: agressão física, deslealdade, desonestidade, criticar, provocar, violar regras, etc.
Esse uso obsessivo por aparelhos eletrônicos também acarreta doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Marshall (2004) estimou que nos EUA morrem