Elementos mecânicos de tranmissão
São elementos de transmissão de máquinas com objetivo de unir duas extremidades (eixos) de equipamentos distintos transmitindo força. Os acoplamentos preenchem outros requisitos como:
Absorver desalinhamento entre os eixos;
Absorver, parcialmente, choques em um dos eixos;
Amortecer vibrações torcionais;
Proteger máquinas e equipamentos de sobrecarga funcionando como fusível.
Classificações
Os acoplamentos podem ser classificados como:
Rígidos
Flexíveis torcionalmente rígidos
Flexíveis torcionalmente elásticos
Altamente elásticos
Acoplamentos rígidos
Fabricados de acordo com a norma DIN 115 e 116, em ferro fundido cinzento e nodular.
Não possuem qualquer flexibilidade, são torcionalmente rígidos, não absorvendo choque e vibrações. Também não admitem qualquer tipo de desalinhamento.
Estes acoplamentos, por serem rígidos, são especialmente destinados às aplicações com total necessidade de sincronismo torcional ou reversões constantes de carga.
Acoplamentos flexíveis, torcionalmente rígidos
Estes acoplamentos são denominados flexíveis devido sua mobilidade, porém não possuem os mesmos requisitos que os acoplamentos elásticos;
Estes acoplamentos possuem o mesmo comportamento dos acoplamentos rígidos, no que diz a respeito a choque e vibrações torcionais;
O que os diferencia são as flexibilidades radial, axial e angular obtida entre os cubos do acoplamento, que permitem compensar pequenos desalinhamentos entre os eixos das máquinas e evitar quebras prematuras.
São acoplamentos cuja transmissão do momento de torção se realiza através do dentado interno e externo. A combinação das duas articulações confere a capacidade de compensar desalinhamento inevitável, na instalação das máquinas rígidas acopladas. São destinadas as aplicações com necessidade de sincronismo torcional ou reversões constantes em carga por serem torcionalmente rígidos.
Acoplamentos flexíveis, torcionalmente elásticos.
Também denominados de acoplamentos