Trabalho
A rua General Osório (antiga Rua Nova), cujo início se dá imediatamente defronte a Basílica de Nossa Senhora das Neves, abriga a igreja de São Bento e o mosteiro que, ao seu lado, remonta o início do século XVII em estilo barroco beneditino. Sua construção se dá no início da era seiscentista com conclusão em 1769; em sua sóbria arquitetura estão presentes os óculos e os traços retos e firmes, possui no alto de sua torre um leão, que simboliza a segurança do templo; à sua esquerda, vemos o mosteiro de São Bento, lugar que abrigou além de clérigos, alguns revolucionários paraibanos na importante insurreição de 1817.
Frontispício da Igreja do Mosteiro de São Bento em João Pessoa, Paraíba. O Conjunto formado pela igreja e pelo mosteiro foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, em estilo barroco beneditino. A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII.
Construído em invocação à Nossa Senhora do Monte Serrat, o Mosteiro de São Bento faz parte de um conjunto maior, formado ainda pela igreja de mesmo nome. De acordo com o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, o convento constitui um dos monumentos mais importantes do país, levando-se em conta seu estilo barroco beneditino do século 17. Apesar da sobriedade da arquitetura, impressiona pela harmonia e pela beleza de suas linhas.