Trabalho
Ano Letivo 2012/2013
Disciplina: Ciências Físico-Químicas
Professor: Marina Rodrigues
Trabalho Realizado por:
• André Saldanha nº6
• Bruno Silva nº10
• Henrique Galado nº17
• Rui Fernandes nº28
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a destruição da camada do Ozono que está a causar muitos prejuízos quer na vida animal( destruição de habitats, incêndios , etc.) quer na vida Humana ( cancro , doenças da visão, etc.). A destruição da camada do Ozono deixa passar os raios nocivos: os raios Ultra
Violetas (UV).
Queríamos saber porque é que a atmosfera se encontra tão poluída, quais são os factores que influenciam o efeito de estufa, as chuvas acidas, e a destruição da camada de ozono e quais as consequências e causas destas.
Atmosfera
O que é?
É uma camada de gases que envolve (nem em todos os casos) um corpo material com massa suficiente.
Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa.
Alguns planetas são formados principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (por exemplo: os planetas gasosos).
Atmosfera
Poluição do ar
A vida na Terra é muito afetada, pois a poluição do ar está cada vez mais a aumentar, logo provoca alguns impactos na atmosfera, tais como, o aumento do efeito de estufa, das chuvas ácidas e da destruição da camada de ozono.
Atmosfera
Causas da poluição atmosférica
O funcionamento das centrais térmicas, o tráfego automóvel, as indústrias, os incêndios e as guerras modernas vão originar alguns gases:
Monóxido de carbono (CO);
Dióxido de Carbono (CO2);
Dióxido de Enxofre (SO2);
Dióxido de Azoto (NO2);
Pequenas partículas de chumbo (Pb);
Ozono (O3);
Clorofluorcarbonetos (CFC), sendo constituídos por cloro, fluor e carbono.
Atmosfera
Consequências da poluição atmosférica
Efeito de Estufa;
Camada de Ozono;