Trabalhos para escola.
1) Toda a natureza precisa de água;
2) O homem nasce em águas maternas;
3) A Terra é sustentada por água.
♦Heráclito de Éfeso: tinha ideias meio confusas e, por isso, recebeu o apelido de "O Obscuro". Transmitia seus ensinamentos em forma de jogos de palavras e charadas que levavam as pessoas a pensar, refletir. Ele queria transmitir a ideia de que tudo que existe é uma manisfestação da qual o homem faz parte. As transformações são consequências da tensão entre os opostos. Heráclito recebeu o nome de filósofo do fogo, por que defendia a ideia de que o agente transformador é o fogo: ele purifica e faz parte do espírito dos homens.
♦Parmênides de Eléia: afirmava que seria impossível acreditar que o movimento fosse uma constante, pois uma coisa ou um ser nao podem "ser" e "não ser" ao mesmo tempo. "As coisas que existem fora de mim são idênticas ao meu pensamento e o que eu não conseguir pensar não pode ser realidade."
♦Anaximandro de mileto: foi discípulo de Tales mas não concordava com a teoria de seu mestre em defender que a água é o "princípio". Para Anaximandro a água não pode ser considerada o princípio porque já é derivada de algo, não é pura. Para Anaximandro, o princípio é o ÁPEIRON (infinito). Todos os objetos da natureza possui dentro de si uma "inteligência" que diz que ele é isto e não pode ser aquilo.
♦conclusão♦
A filosofia ocidental foi um grande marco para a história. Vários pensadores se empenharam em responder, racionalmente, questões das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais e da natureza do homem. As diferenças entre essas teses são que, cada filósofo acredita que as