trabalho
Tema: O papel social e a posição social do Homem na nossa sociedade tendo em conta a posição alcançadas e atribuídas
Nome: Damião Gaspar de Oliveira Luanda Bernardo
1- Introdução
2- O Homem
3-
4-
Introdução
Em sociedade o homem não pode viver sem a observância de normas de conduta que regulem sua convivência com os demais. E já que a vida em sociedade foi empiricamente determinada como a mais eficiente forma de vida para o ser humano (o homem é um animal político social), o indivíduo que não observa os preceitos destas tais normas de conduta simplesmente não pode viver em sociedade.
Pode-se concluir desta maneira que a observância da norma por cada indivíduo é a base de sustentação do nosso Estado de Direito.
Já se disse, ao longo de gerações foi determinado empiricamente que o ser humano deve viver em sociedade, forma de vida que lhe trouxe, ao género humano, uma série de vantagens:
a) A protecção mútua contra perigos naturais e inimigos, humanos e selvagens b) A especialização das actividades que visavam à sobrevivência de cada um em especial e, por isto mesmo, do próprio grupo em geral c) A perpetuação da espécie, pela não necessidade de se desligar do grupo para procurar um par, visando ao acasalamento.
Assim, assegurada a protecção física e consequentemente sua sobrevivência individual, pôde o homem partir para a determinação do seu papel na organização dos grupamentos básicos que a sua própria existência determina: a família e as relações de trabalho. A família e as relações de trabalho são, grosso modo, a base da organização social (comunidade) e política (estado), e as várias doutrinas jurídicas, económicas e políticas nada mais fazem que dar sustentação teórica a uma ou