Relatorio Fíica
Prof.
RAFAELA CRISTINA NERI MAGALHÃES
MINERAÇÃO
São Luis
2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho presta um retrospecto histórico da mineração no Brasil, onde se procura indicar as origens das atuais tecnologias utilizadas na mineração.
Estão apresentadas, de modo também geral, as principais características das práticas de mineração a céu aberto e subterrânea.
Descreve-se, sem tantos detalhes, a aplicação dos métodos de lavra a céu aberto e subterrâneos, mostrando os principais avanços tecnológicos ocorridos nessa área.
Foi também dado um destaque às operações para extração de rochas ornamentais,pelo potencial que estão ocorrendo atualmente.
Apresenta-se, ademais as planilhas das principais minerações brasileiras a céu aberto e subterrâneas com comentários sobre a adequação dos equipamentos aplicados. Foram listadas todas as minas com produção anual superior a 3 milhões de toneladas, quando a céu aberto e 600 mil toneladas quando subterrâneas.
Por fim, focando na mineração em São Luis, apresenta-se um pouco dos trabalhos e contribuição da Companhia Vale na cidade.
2. HISTÓRIA DA MINERAÇÃO
No início da colonização do Brasil, as ferramentas utilizadas para a extração de diversas substâncias minerais eram rudimentares e pouco resistentes, feitas normalmente de ferro caldeado. Até o século XIX, era bem pequena a produção do ferro no Brasil, existindo apenas algumas forjas catalãs em Minas Gerais.
Os diversos materiais de construção eram principalmente retirados dos aluviões e, quando de afloramentos rochosos, eram cuidadosamente desagregados com cunhas, acompanhando-se as clivagens e amarrados ou cortados com ponteiros e marretas e, quando necessário, perfurados e detonados com pólvoras caseiras. Os primeiros garimpos foram feitos