Guerra Fria
A guerra fria é uma verdadeira guerra global não declarada. Obedece a um planejamento e tem objetivos a conquistar, desperta entusiasmo e medo em grupos sociais e reações contrárias na opinião pública.
(Castello Branco)
Guerra Fria
Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, os Estados Unidos assumiram ser o pais mais rico do mundo, também a URSS reclamou ter esse poder económico. Embora tivessem o maior poder económico mundial os EUA defendiam que o mundo deveria viver no capitalismo, isto é, baseando-se numa economia de mercado (economia livre) e na expansão de um sistema democrático e capitalista.
Enquanto que a URSS era uma nação socialista que se baseava numa economia planificada (economia centrada), sem democracia que era uma coisa que desagravada muito o povo por ter que viver sobre essa forma de governo e não podiam sair dos países da URSS.
A Guerra fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, económica e social entre as duas nações que se iniciou em 1945 e teve o seu fim a 1991. Esta guerra nunca chegou a acontecer, ela tinha o nome de guerra fria porque nunca chegou a haver um conflito direto entre estas superpotências.
Exactamente por este motivo, a este período que durou 46 anos dá-se o nome de paz armada, pois ambas estavam no mesmo patamar economicamente e militarmente.
Ambas as superpotências juntaram aliados para assim se tornarem mais fortes e se superar ao rival. Os EUA tinham como aliados a Espanha, Grécia, Itália, Bélgica, Alemanha Ocidental, Inglaterra, Holanda, França, Dinamarca, Suécia, Áustria e o Canada. Já a URSS contava com Cuba, Polónia, China, Checoslováquia, Coreia do Norte, Roménia, Alemanha Oriental e