Trabalho
EVOLUÇAO DO PENSAMENTO ECONOMICO: BREVE RETROSPECTO
1. Introdução
Existe consenso de que a Teoria Econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Nesse sentido, a atividade econômica deveria se orientar de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço justo, em São Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura, encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas.
2. Precursores da teoria econômica
2.l. Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas de Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.c.), que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia (oikosnomos) em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 a.C.) de Xenofonte (440-335 a.C.).
Roma não deixou nenhum escrito notável na área de economia. Nos séculos se-guintes, até a época dos descobrimentos, encontramos poucos trabalhos de destaque, mas que não apresentam um padrão homogêneo e estão permeados de questões de justiça e moral. As já citadas lei da usura, a moralidade de juros altos e o que deveria ser um lucro justo são os exemplos mais conhecidos.
2.2. Mercantilismo
A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire uma grande importância, e aparecem relatos mais elaborados