O que é cidadania
O autor mostra o discurso das políticas sociais e depois a vinculação entre o político e o econômico. A política social tem muitos caminhos às políticas sociais ora são vistas com mecanismo de manutenção de força de trabalho, conquistas dos trabalhadores, como doação das elites dominantes, instrumentos de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.
A Cada dia surge novos programas de assistência ao estudante, ao velho, ao índio, à criança, à mulher, ao deficiente, ao doente, ao prisioneiro, às cidades.
Os organismos privados e estatais estão muito entrosados na administração ou gestão cotidiana dos programas sociais formando um só conjunto que alguns autores chamam estado ampliado.
Os programas se apresentam sob a forma de um benefício ou de um serviço. O benefício consiste num auxílio dado em certos casos específicos de perda ou diminuição da capacidade de trabalho a fim de garantir um mínimo de subsistência ao trabalhador ou ao pobre desempregado.
Tais auxílios e serviços, mesmo garantidos por lei, geralmente aparecem como favores à população. Assim, são implantadas em certas conjunturas políticas, como por exemplo, para recolher votos ou prestigiar certos grupos no poder, ou o governante, a través destas medidas, o Estado e os Políticos aparecem como bons para o povo.
O trabalhador ou desempregado, não pode contar com seus filhos para sustentá-lo quando estiver na velhice, pois as formas de produção atuais destruíram a família extensa.
Essa forma tradicional de produção que se refletia no Código Civil, que obrigava os filhos a sustentarem os pais na doença e na velhice.
Na forma atual de organização de produção o indivíduo sobrevive através de um emprego independente e as formas de vida não lhe dão condições de cuidar de velhos e doentes
Nesta sociedade capitalista há um discurso o da igualdade, garantia de acesso do cidadão, dos bens e serviços sem discriminação de qualquer espécie.
É chamado de Welfare State ou Estado de