Trabalho
COMO ELABORAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1
8.1 INTRODUÇÃO
A NBR 6023:2000 da ABNT, baseada nas normas ISO 690:1987 e ISO 690/2:1997, que substitui a norma anterior NBR 6023:1989, trata da normatização no âmbito da documentação e referências bibliográficas. A própria norma especifica: “A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (ABNT/CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).” Ainda que sujeitas a críticas e discordâncias, são essas normas o parâmetro oficial obrigatório, no Brasil, para todos os envolvidos em atividades científicas, técnicas ou acadêmicas. Elas são internacionais, e estão em vigor nos meios técnicos, científicos e acadêmicos de todos os países do mundo e não há como ignorá-las, mesmo discordando ou criticando as falhas existentes em sua elaboração. A NBR 6023, de agosto de 2000: • fixa a ordem dos elementos das referências bibliográficas; • estabelece convenções para a transcrição e apresentação dos elementos das referências bibliográficas.
1 Colaboração de João Bosco Medeiros, Mestre pela USP em Letras e autor, entre outros, de Redação científica, Português instrumental e de Manual de elaboração de referências bibliográficas, este último em co-autoria com Maria Margarida de Andrade.
152
NATUREZA DO CONHECIMENTO E DO MÉTODO CIENTÍFICO
8.2 ESPECIFICIDADES DAS INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
A referência bibliográfica pode aparecer: • • • • • inteiramente incluída no texto; parte no texto, parte em nota de rodapé; em nota de rodapé ou de fim de texto; em lista bibliográfica, sinalética ou analítica; encabeçando resumos ou recensões.
Se inteiramente incluída no texto, a referência aparece entre