Data mining
Resumo. Historicamente as organizações têm gastado muito tempo e dinheiro para reunir dados, gerando uma quantidade enorme de informações. A simples armazenagem e recuperação dessa informação já traz um grande benefício, pois agora já não é mais necessário procurar informação em volumosos e ineficazes arquivos de papel. Contudo, apenas recuperar informação não propicia todas as vantagens possíveis. O processo de Data Mining permite que se investigue esses dados à procura de padrões que tenham valor para a organização. Neste trabalho pretendemos expor alguns dos principais conceitos que estão por trás dessa importante tecnologia.
A tecnologia de banco de dados tem sido utilizada com sucesso no processamento de dados do negócio tradicional. Empresas têm coletado uma grande quantidade de informações, utilizando um SGBD para gerenciá-las. Conseqüentemente, é desejável que tenhamos uma forma fácil e direta de utilizar a tecnologia de banco de dados em outras áreas, tal como na mineração de dados. O interesse das empresas em explorar as informações das bases de dados, foi se aprimorando conforme a evolução da Tecnologia da Informação.
Com a geração de um volume cada vez maior de informação, é essencial tentar aproveitar o máximo possível desse investimento. Talvez a forma mais nobre de se utilizar esses vastos repositórios seja tentar descobrir se há algum conhecimento escondido neles. Um banco de dados de transações comerciais pode, por exemplo, conter diversos registros indicando produtos que são comprados em conjunto. Quando se descobre isso pode-se estabelecer estratégias para otimizar os resultados financeiros da empresa. Essa já é uma vantagem suficientemente importante para justificar todo o processo. Contudo, embora essa idéia básica seja facilmente compreensível, fica sempre uma dúvida sobre como um sistema é capaz de obter esse tipo de relação. No restante deste trabalho vamos observar alguns conceitos que podem esclarecer essas dúvidas.