Trabalho
O filme conta a história de Simon Birch, um garoto considero pelos médicos ao nascer como um milagre e que não teria muito tempo de vida, se isso viesse a acontecer seria realmente um milagre. Simon era o menor bebê a nascer naquela cidade. Tornou-se uma atração na maternidade, por ser considerado por todos como um bebê anormal.
Simon era filho de um casal que provavelmente o esperava com desejo e ansiedade. Para espanto dos pais, ele vem ao mundo de uma maneira inusitada, através de um espirro de sua mãe. Tinha problemas cardíacos, de audição, visão, no sistema endócrino, além de problemas físicos.
Como os pais reagiram após terem seus sonhos frustrados com o nascimento de Simon? A rejeição foi à maneira mais fácil que eles encontraram para conviver com o "milagre". Pois não souberam como reagir, já que eles viviam dentro desta sociedade que conceitua o que é normal ou não normal, através do que é visível.
Ele achava que era um herói, pois se dizia um enviado de Deus e que tinha uma missão. Viveu toda sua vida sendo "ridicularizado" por todos da cidade, principalmente as crianças. Mas, isso não o incomodava, Era uma pessoa muito inteligente, o que o realmente o tornava diferente dos moradores da cidade.
Ser-se ou não normal é uma classificação perigosa com a qual freqüentemente nos deparamos na nossa sociedade. Quantas vezes ouvimos dizer acerca desta ou daquela pessoa, que não é normal porque se isola, não é normal porque não se comporta como os outros, não é normal na sua forma de vestir, etc.
Levando em conta, que a noção de normalidade está intrinsecamente ligada ao conceito social e cultural não poderemos esquecer que as sociedades não são todas iguais e cada uma tem também a sua própria noção do que é ou não