Trabalho
A presente pesquisa em torno do Crime Passional visa investigar os diferentes aspectos que levam um individuo a matar, ou ferir outrem, compelido por sentimentos como o ciúme, paixão, posse, insegurança, etc. Está pesquisa traçará o perfil do homicida passional.
Trará o conceito deste crime, interpretará a legislação que prevê este tipo de conduta, descreverá casos de crimes passionais no Brasil e no mundo. A pesquisa também fará a diferenciação entre crime passional e crime por motivo torpe, visando trazer a melhor compreensão em torno do tema, para que a sociedade entenda este fenômeno, e consiga reconhecê-lo em seu cotidiano, uma vez que o ser humano tem caminhado para um maior descontrole de suas atitudes, desencadeado pelas emoções.
Será demonstrado como este fenômeno mudou de acordo com o comportamento se seus agentes, um crime que era essencialmente masculino, movido pelo machismo e a ideia de superioridade diante da mulher, com o passar do tempo também começou a ser praticado por mulheres, e cada vez mais de forma premeditada e metódica, com requintes de crueldade.
Como a legislação brasileira julga e pune aqueles que praticam este crime, qual o papel do Ministério Público no julgamento desses criminosos e como funcionam os julgamentos com a presença do júri do popular.
Veremos adiante o quanto, homens e mulheres, podem ser dominados por suas emoções, e como isso tem impacto na sociedade, pois ainda não há uma visão clara do tema. No entanto, nos cabe questionar a seguir, e durante toda essa pesquisa o que torna o ser humano tão inconsequente, ao ponto de matar outro por um descontrole emocional? Quais emoções nos fazem nos afastar da nossa humanidade, e nos aproximar dos nossos instintos mais primitivos, ao ponto de ferirmos o nosso semelhante e destruir muitas outras vidas de forma indireta? E mais, a atual legislação brasileira está preparada para conter tais situações?
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema Crimes Passionais por