O Capitalismo e suas fases.
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. Esse sistema econômico foi sendo modificado ao longo do tempo por questões sociais, culturais e pela globalização.
As fases do capitalismo:
Capitalismo comercial –
Tipo de capitalismo baseado nas trocas comerciais. Foi muito empregado nas colônias da América, África e Ásia. Nesse período, a exploração de novas terras era frequente e o capitalismo se fortaleceu a partir das trocas e vendas de escravos, manufaturas, metais preciosos e produtos agrícolas. O mercantilismo também foi uma marca dessa fase.
Quadro que representa um porto de mar francês, no momento fundamental do mercantilismo
Capitalismo industrial –
Ganhou força a partir da troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. A máquina a vapor foi o grande símbolo desse período. Nessa fase do capitalismo houve uma grande revolução no processo produtivo e nas relações de trabalho. A multiplicação das indústrias e o aumento da demanda por trabalhadores geraram uma divisão de classes entre patrão e proletário. Nessa fase também se vê o surgimento do sindicalismo. A chamada ação imperialista da Europa e dos Estados Unidos começa a se desenvolver nesse período.
Capitalismo financeiro –
Esse tipo de capitalismo surgiu a partir de 1881, e evidenciou algumas características fundamentais do regime capitalista, entre elas: a integração do capital industrial com o capital de financiamento e a intensificação do processo de monopolização. Nessa fase surgem as empresas transnacionais do século XX, pós-Segunda Guerra Mundial. O período foi