trabalho
É uma doença grave causada pelo parasita Trypanosoma cruzi existente nas fezes de um inseto chamado barbeiro. O barbeiro se infecta com o parasita ao se alimentar de sangue do homem ou de outros animais contaminados. COMO O HOMEM CONTRAI A DOENÇA?
A contaminação do homem pelo T. cruzi pode ocorrer através do contato direto com as fezes do barbeiro infectado ou pela ingestão de alimentos contaminados com fezes infectadas. Os barbeiros não nascem com o agente causador da doença de Chagas, mas se infectam ao sugar o sangue de animais que tenham o parasito, tais como gambás, ratos e até o próprio homem. Em geral, os barbeiros picam enquanto as pessoas estão dormindo, mas a picada por si só não transmite a doença, pois o T. cruzi é eliminado nas fezes do barbeiro depois que ele termina de se alimentar. Geralmente ocorre uma leve ardência ou coceira no local da picada, assim, quando a pessoa se coça, acaba por introduzir as fezes no ferimento, causando a contaminação. A transmissão também pode ocorrer de uma pessoa infectada para uma sadia, através de transfusão de sangue, doação de órgãos e transmissão congênita. QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA DE CHAGAS?
Os principais sintomas são: febre prolongada, acima de sete dias, fraqueza, edema localizado de face ou membros. Em casos mais graves podem ocorrer problemas cardíacos, aumento do baço e fígado e sinais de meningoencefalite.
Figura 1: Edema localizado de face QUEM É O BARBEIRO?
Os barbeiros são insetos que vivem principalmente em áreas de mata, mas podem se abrigar em casas próximas a estas áreas, geralmente nos locais mal iluminados, tais como: frestas e buracos nas paredes, embaixo de colchões, atrás de quadros, armários, estantes e 2 prateleiras. Também podem se alojar em abrigos de animais como galinheiros, chiqueiros e outros, e