Trabalho
Trabalho realizado para ser avaliado
na ETEC Trajano Camargo no componente
Curricular AQI – Análise de Química Instrumental
Professor: Edivaldo
Química 3º Ciclo
Alunos: Gabriel Gomes Venture 17
Rafael da Silva Antunes 27
Wesley Vieira Gomes 30
Limeira – SP; 27/04/2010
RESUMO
Neste experimento, os teores de Na+ e K+ foram determinados em amostras de bebidas pela análise fotométrica, com o auxílio de gráficos foi possível a determinação da concentração dos elementos em cada amostra analisada. A determinação desses elementos químicos é relevante e, em alguns países, a sua declaração no rótulo de alimentos é obrigatória, devido à influência que ambos exercem sobre o controle da pressão arterial.
OBJETIVO
Estimar, a partir da análise fotométrica, a concentração de Na+ e K+ em amostras de bebidas.
INTRODUÇÃO
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Os elementos, ao receberem energia de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida na forma de radiação, em comprimentos de onda característicos para cada elemento químico.
Apesar da simplicidade da técnica, diversos conceitos importantes estão envolvidos no desenvolvimento de experimentos usando a fotometria de chama, desde os princípios de espectroscopia até a estatística no tratamento de dados, passando por preparo de amostra e eliminação de interferências.
História
A espectroscopia atômica, devido à sua grande relevância para o avanço das ciências naturais, há vários textos relacionados com o tema, destacando-se os de Jarrell, que apresenta um histórico da análise por emissão atômica entre 1660-1950, o livro de Lajunensobre análise