Trabalho
Conceito
Em Química, o termo solução designa uma mistura homogênea e intrínseca de duas ou mais substâncias químicas diferentes formando um sistema homogêneo. Estas partículas podem ser moléculas, átomos ou íons. De referir que uma solução é uma mistura e não uma combinação de substâncias na medida em que a quantidade dos componentes que a formam pode ser variável. Por exemplo, para determinada quantidade de água podem ser adicionadas diferentes quantidades de açúcar e a mistura obtida será sempre uma solução de dois produtos, mas a sua composição vai variando.
Os componentes de uma solução são chamados soluto (substância dissolvida no solvente) e solvente (substância que dissolve o soluto).
Tipos de soluções:
• Solução líquida (ex.: refrigerantes);
• Solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho);
• Solução gasosa (ex.: ar atmosférico).
Classificação das Soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:
• Soluções saturadas: são aquelas que atingiram exatamente o coeficiente de solubilidade.
Ex: Se misturarmos 50g de sal em 100 g de água a 20ºC verá que os 36g irão se dissolver e o restante (14g) irá precipitar, formando corpo de fundo. Nesse caso teremos então uma solução saturada com corpo de fundo. Porém, se quisermos apenas a solução saturada, basta realizar uma filtração simples para separar o precipitado da solução saturada.
• Soluções insaturadas ou não saturadas: são aquelas em que a quantidade de soluto dissolvido ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade. Isso significa que se quisermos dissolver mais soluto, isso será possível.
Ex: Se dissolvermos apenas 15 g de sal em 100 g de água a 20ºC, teremos uma solução insaturada, pois ainda faltam 21 g para atingir a quantidade máxima de soluto a ser dissolvido nessas condições.
• Soluções supersaturadas: possuem mais solutos dissolvidos do que seria possível em condições normais.
Ex: Se pegarmos a solução saturada com corpo de