Empregabilidade
É um termo relativamente recente,derivado do inglês,employability.Apesar de nem constar dos dicionários mais conhecidos da língua inglesa,vem sendo utilizado em diversas publicações relacionada das ares do recursos humanos aqui no Brasil.
Sua inserção no vocábulo não ocorreu por uma caso está relacionada às mudanças nas relações do trabalho ou seja a empregabilidade seria a capacidade de se tornar- se o empregado,de conseguir um emprego.
A partir disto,dois pontos devem ser notados:
A empregabilidade refere - se à capacidade de obter trabalho.
O trabalho deve proporcionar a satisfação de necessidades de quem o contrata e ser acompanhado por uma contrapartida financeira,isto é ser remunerado.
OS SEIS PILARES
Adequação Vocacional
Com ela,há motivação para trabalhar e felicidade com o trabalho.A pessoa é mais feliz,rede mais.A proximidade entre o trabalho desempenhado e a vocação é fundamental para que a pessoa tome a iniciativa,para que todos os dias tenha ânimo de ir para o trabalho ,energia e disposição.Este pilar fortalece a empregabilidade na medida em que a ocupação corresponde a aptidões,facilidades,gostos e interesse profissional.
Competência Profissional
Compreende os conhecimentos adquiridos,as habilidades físicas e mentais,o jeito de atuar e a experiência;enfim a sua capacitação profissional desenvolvida pela sua formação escolar,pelos treinamentos,pelo autodidatismo e pela vivência cotidiana. Com ela você compete num mercado que exige atualização constante e rápida,onde as leis são duras cruéis:empresa de primeira só contrata profissional de primeira.
Portanto precisamos vender,pois sem venda não há trocas,sem trocas não há soluções para os problemas.”Na verdade você oferece sua competência,sua capacidade e sua experiência e conseguira promover a troca de sua capacitação por trabalho,contrato ou emprego.E, consequentemente,por receita,salário ou honorários.”
Idoneidade
Sustenta a