trabalho
Pós-Graduação em Educação Infantil e Letramento
Milhã, 08 de Outubro de 2013
Disciplina: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Social da Criança.
Facilitadora: Mônica Silva
Aluna: Maria Maniquele Pinheiro
Milhã, 08 de Outubro de 2013
TEXTO
UMA ABORDAGEM DA ATUAÇÃO DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros, e ainda é nesse ato que podemos diagnosticar e prevenir futuros problemas de aprendizagem infantil. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
Quando as crianças manipulam brinquedos, elas têm a chance de reproduzir, transformar e até negar situações que vivenciam. Também colocam em cena o que desejam conhecer. Esse poder de experimentação não é inerente aos objetos. Guardados em armários ou caixas, eles não são nada mais do que simples produtos.
Levando em conta que as escolas davam muita importância à inteligência e ao desempenho, propôs que considerassem o ser humano de modo integral. Isso significa introduzir na rotina atividades diversificadas, como jogos. O professor hoje trabalha na educação infantil visando todo esse contexto de aprendizagem no seu desenvolvimento, fazendo uma práxis educacional após muitas teorias e pesquisas estudadas e pesquisadas.