Gestação: Importância da Atividade física
Este trabalho tem como objetivo falar sobre a importância da atividade física durante a Gestação, Analisar os benefícios e os possíveis malefícios da mesma.
Sumário
Estudos: página 5
Vantagens: página 6
Exercícios: página 6 e 7
Contraindicações: página 7
Depois do Parto: página 8
Considerações finais: página 9
Referências: página 10
Anexo: página 11 e 12
Estudos
Nos últimos anos, o estudo da atividade física no período gestacional tornou-se um fato importante quando se considera o bem estar e a saúde integral da mulher.
É possível sim ter uma vida ativa e bem saudável durante a gestação. Foi-se o tempo em que a mulher grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, a medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação.
O obstetra Alberto d'Auria, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo diz que "O exercício não precisa ser restringido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez".
Deve-se entender que a gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por esta razão, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes.
A gestante necessita de um trabalho de consciência corporal a cada mudança estrutural que atinge nos trimestres sucessivos, necessita de uma melhor capacidade cardiorrespiratória para o desempenho da rotina doméstica e profissional, precisa de melhor qualidade musculoesquelética para adequar-se às mudanças posturais e para o desempenho do trabalho de parto, precisa de melhor função circulatória, necessita de autoestima e da convivência com outras gestantes e principalmente sentir-se segura e feliz com o apoio do marido, da família, do obstetra e do profissional que a assiste em sua atividade física.
Segundo