Trabalho
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CAROLINA CARVALHO COSTA
RESUMO: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
Salvador
2011/1
CAROLINA CARVALHO COSTA
RESUMO: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
Trabalho apresentado à Faculdade Dois de julho, no curso de Administração de Empresas, em cumprimento as exigências da disciplina de Gestão de Pessoas, sob orientação do Professor Emydio Palmeira.
Salvador
2011/1
Quem Mexeu no Meu Queijo?
Introdução sobre o Livro:
O livro é uma parábola que fala da vida, seus objetivos e mudanças que todos buscam. Enfatiza que o ser humano possui dentro de si, os recursos e as capacidades necessárias para vencer um desafio.
Pode-se analisar a parte prática da vida, nos atos mecânicos, como ir e vir, alimentar-se, vestir-se, etc. Adapta-se com mais facilidade a mudanças, isso pode trazer melhoria nos relacionamentos, o aprimoramento pessoal e grupal, busca por novas oportunidades e são tarefas bem difíceis de serem alcançadas.
Essa história passa muitas coisas importantes, como o esforço pessoal e persistência, porém segue o modo capitalista, onde aquela pessoa que mais se esforça segue sozinha e alcança o objetivo do seu desejo. Sendo que em organização e participação, necessitamos enfrentar as mudanças em conjunto.Não é possível fazer tudo o que sonhamos sozinhos.Para que um grupo possa evoluir e alcançar o sucesso desejado, necessita da participação de cada membro dele.
Personagens:
Nessa parábola têm quatro personagens, os ratos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw para mostrar as diversas características do ser humano, o lado simples e complexo. Sniff é aquele que percebe rápido as mudanças; Scurry, o que sai em atividade e tem mais iniciativa; Hem o duende que não aceita as mudanças, resistindo a elas. Ele acredita que algo pior pode acontecer;