Fundamentos das políticas públicas
Fundamentos das Políticas Sociais
Serviço Social - Série 4 - Campinas - Polo 3
Grupo
Claudia Ferreira da Rocha Silva
2044114085
Neusa Mauricio Cavalcante Neves
1099131407
Regiane Tomé Beserra Durante
2099152045
Rosilene Mendonça Cruz
4008150135
Vânia Dara Vieira Baptista Machado
2065128042
Ministrada pela professora Eloisa Castro Berro
Campinas
Outubro de 2011
INTRODUÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
Políticas Públicas Sociais são ações e medidas implementadas por um governo para a sociedade. Para analisarmos as políticas implementadas por um governo, a avaliação de fatores de diferentes natureza e determinação, sempre são importantes. A importância dessas políticas que estamos pesquisando,( educação, saúde, previdência, habitação, etc), exigem grande esforço nessa análise, pois são complexos e variados. O Estado precisa de tempo e de objetividade nas suas ações.
As diferentes visões de sociedade também irá interferir nessa análise e avaliação, para melhor entendermos o que é e sua importância para a todos nós.
Devemos regredir um pouco no tempo para entendermos que as políticas públicas sociais tiveram suas raízes nos movimentos populares do início do século XIX, nas questões sociais entre capital e trabalho, nas primeiras revoluções industriais. No princípio as ações sociais foram criadas para diminuir as desigualdades sociais produzidas pelo desenvolvimento socioeconomico.
No Brasil as Políticas Públicas constam na Constituição de 1988, que diz, no artigo 203, seção IV, que a Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.
Aqui vamos explicitar as nossas pesquisas realizadas, tendo como principal questão as políticas públicas sociais, na atual situação econômica de nosso país. Começaremos expondo o que diz a nossa Constituição a respeito da Assistência Social.