Compostagem
Compostagem
Devanei Domingos nº 11
Ivan Mendes nº 17
Jean Cesare n°18
Willian Gebin nº 34
Maio - 2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO...............................................................03 a 04
OBJETVO.......................................................................04
METODOLOGIA..............................................................05 a 14
CONCLUSÃO..................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................14
INTRODUÇÃO
A compostagem, como método de reciclagem do lixo doméstico para obtenção de fertilizante orgânico, é conhecida pelos agricultores desde longa data. Os registros de operações de compostagem em pilhas remontam na China, há mais de 2000 anos, conforme ilustra a figura 01.
Figura 01 - China
O agricultor cientista romano Marcus Cato também a elas se referiu.
O manuscrito de “El Doctor Excellente Abu Zacharia Iahia de Sevilha”, traduzido do árabe para o espanhol, por ordem do rei Carlos V e publicado em 1802 como “El Libro de Agricultura”, detalhou as práticas de compostagem, desde 1000 anos atrás (em alguns trechos relata que, pela sua experiência, insistia que os dejetos animais não deviam ser aplicados frescos e isolados ao solo, mas sim, após misturas com 5 a 10 vezes mais de resíduos vegetais e com resíduos das camas dos animais, para aproveitar as urinas).
Durante os séculos XVIII e XIX, na Europa, os agricultores transportavam os seus produtos para as cidades em crescimento e, em troca, regressavam às suas terras com os resíduos sólidos urbanos para utilizá-los como corretivos orgânicos do solo.
Albert Howard, autor do método de compostagem desenvolvido no início do século XX na província de Indore, na Índia, tentou, sem êxito, efetuar a compostagem com o resíduo de uma só natureza, como restos da cultura do algodão, da cana de açúcar, da ervilha e concluiu que tinha de