trabalho
TRABALHO EM EMPRESA FRIGORÍFICA
Autores: Renata Wey Berti Mendes(1), Rodolfo Andrade Gouveia Vilela(2), Ildeberto Muniz de Almeida(3),
Clarice Aparecida Bragantini(1), Priscila Gomes da Silva Rodrigues(1)
INTRODUÇÃO
SIVAT-Piracicaba
O trabalhador estava substituindo colega afastado por LER/DORT na tarefa de puxar o porco com gancho. Tal tarefa ocorre após o almoço em situação de cansaço dos operadores, que já participaram do processo de matança 300 bois. Observa-se ainda que não existem barreiras de proteção para evitar a ação dos ganchos sobre partes do corpo do operador.
O AT ocorreu 8h14min após o início da jornada de trabalho. O trabalhador ao golpear uma leitoa em movimento, não consegue fincar o gancho, que bate contra o couro duro do porco, escorrega e volta contra o antebraço do trabalhador cortando-o.
Exemplo de AT
O presente estudo foi conduzido após identificação de uma das empresas – frigorífico – com maior incidência de acidentes do trabalho (AT) no município de Piracicaba SP, mediante dados disponíveis no banco de dados do Sistema de
Vigilância em Acidentes do Trabalho (SIVAT) operado pelo
CEREST de Piracicaba. O Estudo faz parte do Projeto de
Pesquisa de aprimoramento do SIVAT (Políticas Públicas FAPESP 06/51684-3), sendo focado no setor de matança, em frigoríficos, devido aos altos índices de acidentes e absenteísmo no setor.
OBJETIVO
Recensear aspectos causais de acidentes ocorridos na empresa de março/2007 a março /2008 e propor intervenções de prevenção.
MÉTODO
AET, entrevistas coletivas com operadores sem a presença de chefia, observação detalhada da situação de trabalho e a análise em profundidade de casos de acidentes ocorridos
RESULTADO
Verificou-se que os acidentes ocorreram durante o modo operatório habitual, onde não são constatadas mudanças significativas na situação de trabalho.
9%
Ferimento corte-contuso é o principal diagnóstico para os acidentes