trabalho
Você aprenderá a identificar os elementos do texto técnico, científico, literário para produzi-los de acordo com as normas e padrões vigentes.
O Texto Técnico e Seus Elementos Quando você estava ainda na escola deve ter aprendido a elaborar três tipos de textos - os narrativos, os descritivos e os dissertativos. Essa é a classificação tradicional, porém, a partir da conceituação desses "tipos", temos uma indefinida de gêneros textuais. Na vida profissional, no entanto, as pessoas se deparam a todo momento com a necessidade de produzir textos que, muitas vezes, não foram ensinados, outras espécies de composição que, muitas vezes, não ouviram sequer falar nas salas de aula por onde passaram, tais como: um manual de instrução, a descrição do funcionamento de aparelhos, relatórios, resumos e resenhas científicas, artigos, ou seja, outros gêneros de texto mais técnicos e científicos. Muitos autores falam em texto técnico ou científico como se estivessem sempre, aleatoriamente, entre um ou o outro. É possível dizer que:
Texto científico é o texto que revela pesquisa e rigor científico e têm como objetivo a publicação em revistas especializadas ou livros. O texto científico e têm como objetivo a publicação em revistas especializadas ou livros. O texto científico é representado pelas monografias, pelas teses, papers, resenhas e artigos científicos.
Texto técnico é o texto mais relativo às profissões. É fundamental nas atividades empresariais e é representado pelas atas, memorandos, circulares, requerimentos, relatórios, avisos dentre tantos outros.
Redações Técnica/Científica As redações técnica e científica vão apresentar características que são regidas pelos mesmos princípios básicos que orientam a estruturação de qualquer texto escrito, ou seja: clareza - coesão e coerência - correção, obediência às normas gramaticais, e objetividade.
Aqui a expressão redação técnica/científica será utilizada em um sentido