Trabalho
TCC: Depressão Infantil
1 INTRODUÇÃO
1.1 Justificativa:
Atualmente não existe dúvida quanto a existência de depressão em crianças em idade escolar. A incidência de sintomas depressivos nesta faixa etária está cada vez maior.
A depressão infantil tem sido investigada por alguns autores da literatura estrangeira, no entanto, na população brasileira, os estudos ainda são escassos.
Existe uma estreita relação entre sintomas depressivos e rendimento escolar, mas permanece ainda a necessidade de se sistematizar conhecimentos sobre a natureza mais específica dessa relação, pois tanto os sintomas da depressão podem contribuir para prejudicar a aprendizagem do aluno, quanto o baixo rendimento escolar pode também conduzir ao surgimento de sintomas depressivos.
1.2 Objetivos:
1.2.1 Objetivo Geral:
O meu objetivo com esse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico sobre os sintomas depressivo em crianças, pois as mesmas têm mais dificuldades de dizer o que esta sentindo.
1.2.2 Objetivos Específicos:
Tendo em vista que a incidência de sintomas depressivos tem aumentado em crianças e conhecendo os efeitos negativos desses sintomas na aprendizagem, vida social, familiar.
A depressão infantil manifesta-se de forma bastante significativa evidenciando a necessidade de que as pessoas envolvidas diretamente com as crianças estejam alertas para os sintomas, pois a falta do diagnostico correto e do tratamento perpetua o sofrimento da criança e de todos os envolvidos.
Gostaria de mostrar com esse meu trabalho a pais e professores um pouco da depressão infantil e incentivá-los a ajudá-las.
2 REVISÃO TEÓRICA
Segundo Rothenberg (1976) a depressão é uma reação ou distúrbio caracterizado por tristeza, aspecto acabrunhado e redução da atividade geral. Os pacientes deprimidos ficam apáticos, perdem o interesse pelas coisas, não têm vontade de fazer nem ir a qualquer lugar e querem ficar sizinhos.
Seus afazeres normais são prejudicados e suas