Trabalho F Rmacos
Medicamentos que inibem o crescimento ou destroem bactérias.
1) Penicilina G Benzatina – a penicilina trata-se de uma droga bactericida e com baixa toxicidade renal. É de escolha para infecções causadas por estreptococos, meningococos, enterococos. É utilizado em situações clínicas como febre reumática. É contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade às penicilinas. Tem apresentações: inj., pó p/ diluição 300.000 UI emb. c/ 1 fr.-ampola inj., pó p/ diluição 600.000 UI emb. c/ 50 fr.-amp. inj., pó p/ diluição 1.200.000 UI emb. c/ 50 fr.-amp.
2) Ciprofloxacino – antibiótico utilizado em infecções do trato urinário complicada. Contra-indicada quando há: hipersensibilidade ao ciprofloxacino ou a qualquer outra quinolona e gravidez a termo. Tem apresentação: comprimido 500 mg e solução injetável 2 mg/mL.
QUIMIOTERAPIA DA TUBERCULOSE
Trata-se do esquema para tratamento da tuberculose e segue o esquema nacional de pneumologia sanitária. É composto pela Rifampicina cáps. 300mg, contra-indicada em pacientes com história anterior de hipersensibilidade às rifampicinas ou portadores de insuficiência hepática e gravidez; pela Isoniazida Comprimido 100 mg, sendo contra-indicada em doença hepática aguda, hepatite associada ao uso prévio de Isoniazida e Hipersensibilidade a Isoniazida ou algum componente da fórmula; Pirazinamida comprimido 500mg, é contra-indicado na gravidez.
ANTIFÚNGICO
Fármacos capazes de inibir o crescimento ou destroem os fungos.
1) Anfotericina B – Tem apresentação em pó para solução injetável 50 mg em desoxicolato de sódio. É indicado no tratamento agudo de micoses sistêmicas graves, aspergilose, candidíase sistêmica. Contra-indicado em Hipersensibilidade a qualquer forma de Anfotericina ,tratamento de dermatofitoses superficiais e lactação. Principal efeito colateral é a Insuficiência renal e nefrotoxicidade.
2) Fluconazol – Tem apresentação Cápsula 100 mg e 150 mg e solução injetável 2 mg/mL. É indicado em Micoses profundas