Trabalho e vínculo social na atualidade
Marcilene de Jesus Silva
Fundação Escola de Sociologia e Política
Curso de Pós Graduação em Globalização e Cultura
Profº Dr. Aldo Fornazieri
RESUMO
As transformações da sociedade contemporânea têm sido analisadas por diversas disciplinas no campo das Ciências Humanas em busca de destrinchar e elucidar as imbricações resultantes entre os sujeitos e suas relações sociais, nesse contexto, não são poucos os questionamentos lançados às teorias clássicas. Exponho aqui algumas abordagens e possíveis argumentações entre esses conceitos mais do que estabelecidos do estreito vínculo entre identidade e trabalho considerando o atual cenário social. No capitalismo contemporâneo o trabalho assume configurações matizadas pela flexibilidade, temporariedade, precariedade e informalidade, o que acaba por produzir alterações que se traduzem no modo de ser pensar e por extensão, nas próprias opções dos trabalhadores. As presentes reflexões extraídas e produzidas a partir da observação dessas relações sociais no panorama recente do mundo do trabalho, levam a concluir que não obstante as dificuldades até certo ponto óbvias, o espaço para o (re) estabelecimento da identidade e deste vínculo social embora não totalmente corroído apresenta perspectivas senão pífias pouco auspiciosas .
Palavras-chave: Sociedade; trabalho; identificação; vínculo social.
INTRODUÇÃO
Muito em voga - ainda - o termo empregabilidade aqui entendido como a capacidade de desenvolver novas competências para estar em condições de atender as contínuas exigências e desafios impostos no mercado de trabalho, implica em "chamar pra si" a responsabilidade maior pela conquista e manutenção de um posto no concorrido mercado.
A adaptação a esse novo cenário de disputa global em que estamos inseridos tornou-se uma questão mesmo de sobrevivência, em meio aos novos ditames que aventam a disponibilidade para aprender novas funções e adaptar-se a situações de