Marketing de relacionamento
Resumo
Em um mundo marcado pela similaridade de empresas e mercados altamente competitivos, o marketing de relacionamento surge como uma ferramenta poderosa no processo de manutenção de clientes, pois representa a capacidade de possuir um diferencial, um algo a mais em meio à mesmice. Tão importante quanto buscar novos clientes é a tarefa de fideliza-los, a fidelização assume importância vital para a sobrevivência das empresas. Neste momento, então, estratégias devem ser estabelecidas e decisões tomadas no sentido de manter os clientes e, consequentemente, os lucros.
Palavras chaves: marketing, fidelização, clientes, relacionamento.
1. Introdução
Este artigo apresenta o relacionamento com o cliente de hoje em um mercado competitivo , reter seus clientes através da utilização da estratégia de marketing de relacionamento. O Marketing de Relacionamento visa estimular a lealdade à marca através da humanização do contato com seus clientes, agora realizado a qualquer tempo, mesmo e sobretudo após a concretização do processo de venda.
No passado praticamente todas as empresas se preocupavam apenas com a produção e não havia interesse no cliente, ou seja, ele não era prioridade. Porém, no mercado atual, onde a concorrência e competitividade são cada vez mais acentuadas e os clientes possuem muitas opções de escolha, as empresas foram "obrigadas" a dedicar uma atenção mais específica nessa área. Todo mundo sabe que o cliente é muito importante para qualquer negócio, pois ele que coloca o dinheiro para dentro da empresa. Partindo dessa necessidade foi que surgiu o Marketing de Relacionamento que tem como objetivo renovar este conceito de maneira mais forte e mais abrangente, desenvolvendo técnicas para reforçar a relação da empresa com o cliente.
2. Marketing de relacionamento
Conforme Kotler, Philip e Armstrong, Gary (2004) Marketing de Relacionamento significa criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os